quinta-feira, 7 de maio de 2015

Móveis antigos: Sua Casa com Identidade

 Em contraste à era tecnológica, onde tudo é descartável e tem sua vida útil muito curta, uma forte tendência na decoração, que temos visto com frequência em revistas, lojas e mostras de móveis é a mistura entre o contemporâneo e o antigo.

Além de ser uma atitude muito sustentável, saber como reaproveitar móveis antigos aguça a criatividade e deixa a decoração muito mais bela e diferenciada. Mas será que você sabe por onde começar? Separamos algumas ideias para você inovar, praticar a sustentabilidade por meio do reaproveitamento e deixar cada espacinho da sua casa com um pouco de história e único.







 Para quem  não tem medo de ousar, investir nessa mescla é uma ótima opção, pois ela pode vir acompanhada de muita cor e pode transformar qualquer ambiente, seja dormitório, banheiro, sala de jantar, estar, cozinha ou hall, em um espaço mais moderno e cheio de vida.


 
 Uma ideia legal é aproveitar aquele aparador ou poltrona antigos em espaços como circulação ou hall, mantendo a originalidade dos mesmos, e brincando um pouco com cores das paredes ou composições de quadros e outros elementos da decoração.













































Uma boa restauração e um pouco de cor podem valorizar ainda mais as formas daquele móvel que passou de geração em geração e já está escondido no depósito. Para esse efeito, podem ser usadas tintas especiais para madeira com acabamento fosco.








 Não são somente os móveis, os objetos antigos também podem ganhar novos usos. Inovar é possível e para isso não há limites!





 Na cozinha vale pintar as cadeiras antigas com cores, ou reaproveitar aquele armário do tempo da vovó, pintando com uma cor forte e mesclando com novos revestimentos como o silestone branco e ladrilho hidráulico, dando aquela antiga sensação de aconchego mas numa versão contemporânea.  Já para quem prefere um ambiente mais clean, pintar os antigos banquinhos e dispor na cozinha contemporânea com cores claras é uma boa opção.
 







 As cores vibrantes nos móveis antigos tornam os ambientes mais joviais, combinam com qualquer estilo e podem ser usadas em destaque nos ambientes de cores claras.





 No entanto é necessário tomar cuidado para não poluir o ambiente com excessos, pois, às vezes, imagina-se uma coisa e o resultado final fica bem diferente do esperado.

Cinco dicas para você saber como reaproveitar móveis antigos

É claro que as dicas de como reaproveitar móveis antigos colocadas aqui não são regras gerais e elas podem ser facilmente adaptadas de acordo com o seu senso criativo. De modo geral, as ideias auxiliam bastante e aqui foram separadas com critérios que privilegiam a praticidade e simplicidade no fazer.

Preparação e limpeza


Ante de iniciar a customização do seu móvel antigo, é preciso preparar o mobiliário para que ele receba qualquer tipo de aplicação. Remova os cupins, lixe a peça para remover possíveis ranhuras e elimine pregos, parafusos desnecessários. A parte de preparação leva um tempinho e exige paciência. Caso não tenha habilidade, um profissional especializado pode te ajudar.

Que tal mudar de cor?


Uma das ideias mais aplicadas na hora de reaproveitar móveis antigos é pintar. Pode-se optar por cores diferenciadas e que gerem harmonia com o restante da decoração. No entanto, é imprescindível escolher a tinta certa para o tipo de mobiliário que quer personalizar. Há opções tanto para peças em metais quanto em madeira. Na hora de comprar, é só pesquisar!

Os tecidos


Tecidos são boas opções para quem quer saber como reaproveitar móveis antigos. Eles revestem o mobiliário deixando-o, por vezes, sofisticados ou despojados, dependendo da estampa que escolher. Mas atenção: para um ótimo acabamento, principalmente em sofás, deve-se procurar um profissional que consiga trocar a capa antiga pela nova, prestando atenção na costura e demais acabamentos.

Os adesivos


Os adesivos são aplicações mais fáceis para quem quer dar uma repaginada no móvel antigo, porém, deve-se ter bom senso na hora de aplicá-los. Normalmente, eles só caem bem no quarto da criança e quebram um galho na hora de disfarçar pequenas imperfeições ocasionadas por batidas.

 Colagens


Uma ideia muito interessante para quem não sabe como reaproveitar móveis antigos é utilizar revistas velhas para o trabalho de colagem. A ideia fica muito despojada, moderna e superfácil de fazer já que só utiliza cola líquida e recortes de temáticas diversas e escolhidas por você.

 Viu só? Renovar os móveis antigos nunca foi tão fácil!