segunda-feira, 27 de abril de 2015

CADA CANTO TEM SEU ENCANTO

Quem não sonha em ter um jardim ou um terraço gostoso, com uma rede pendurada na parede e muitos vasos floridos em volta? Em meio à loucura urbana, o contato com a natureza é como um respiro na rotina e o verde funciona como pequenas porções de saúde concentradas em vasos e jardineiras. 

Quintal, terraço, varanda, corredor lateral, frente, fundo, laje, cobertura... Não importa. Se você tem um espaço bacana e gostaria de incrementá-lo, esse post tem ideias e dicas para você.





O trabalho maior ficou por conta das espécies trepadeiras que escondem o muro. A simplicidade fica por conta dos vasos diferentes, das cadeiras e dos bancos usados como mesa e para sentar. O deck de madeira é uma solução prática e barata para renovar qualquer piso.


 Uma cor diferente na parede, uma antiga cama em ferro, poltronas e muitos vasos tornam esse ambiente despojado, ensinando que você pode reaproveitar outras peças que já tenha em casa também no jardim ou quintal.


 Uma parede pink, inesperada em um jardim com vasos. O chão recebeu pedriscos (outra alternativa barata e rápida para dar cara nova ao piso) e objetos decorativos complementam o espaço.

  























Uma faixa ajardinada junto à construção pode receber cactos de diferentes alturas. Apenas junto à porta foram usados dois vasos grandes em barro.






 Quem nunca transformou uma embalagem usada em vasinho? Em muitos quintais brasileiros, a prática é uma maneira de aproveitar pequenos espaços e materiais de baixo custo (que acabariam no lixo) para montar uma horta ou um jardim. “Buscar alternativas para a reutilização das garrafas plásticas é um esforço da sociedade que constato em minhas andanças pelo país”, diz o designer Marcelo Rosenbaum, de São Paulo. Ele se apropriou dessa sabedoria popular ao criar esta horta vertical, na qual dezenas de embalagens PET penduradas em cabos de aço encapados receberam hortaliças e ervas como o alecrim. Recortada no centro, cada garrafa teve a base perfurada para o escoamento da água. Os cabos que seguram as peças pendem de ganchos na parte superior do muro.


TONS QUENTES
Se a ideia é compor uma decoração com cara de verão, mas que dure o ano inteiro sem enjoar, a melhor escolha seriam os tons vibrantes e quentes, como vermelho, laranja e pink. Essas três cores formam um belo contraste com o verde da vegetação e ainda combinam com os acabamentos de madeira que sempre dão as caras em áreas externas. Já pensou em fugir do terreno seguro e arriscar uma parede preta ou grafite no quintal? Ela pode ser uma boa aliada se você quiser diminuir o nível de claridade do espaço.












 TELHADO DE PLANTAS









Festa das estampas

As possibilidades são infinitas: de arabescos, florais, geométricos… e por aí vai. Os revestimentos, sejam eles azulejos, ladrilhos hidráulicos ou mosaicos, permitem brincadeiras divertidas com cores e estampas que animam qualquer jardim. Para os mais clássicos, um belo painel de azulejos pintados à mão dá conta de sofisticar o lado de fora da casa.

Agora quem curte uma pegada mais moderninha pode apostar em algo ousado, como uma bancada de alvenaria coberta com um patchwork de ladrilhos ou uma parede toda decorada com eles. Almofadas e tecidos com padronagens exóticas também funcionam, mas é sempre bom lembrar de escolher materiais resistentes à exposição ao sol e à chuva.









Uma quedinha pelo neutro





 Garimpo de tons


Se empolgou com a ideia de colorir as áreas externas??? Então vem ver uma seleção de móveis e objetos perfeitos para tingir esses espaços e trazer mais alegria à sua casa. Tem cadeira, banquinho, lanterna e até um balanço de fibra…



1. Balanço Adágio, da marca Paola Lenti na Casual Exteriores | 2. Horta vertical do Studio NDT Brazil | 3. Garden Seat Marina, da marca Tidelli | 4. Cadeira Smart, também da Tidelli | 5. Lanternas Arabesque da loja Collector | 6. Garden seat da Theodora Home | 7. Pote Dragão da Alalou Potes | 8. Cadeira Deliciosa, de Fernando Jaeger | 9. Cestos da Regatta Casa | 10. Banco Julian, da Magis, na Tienda Online.

CASA DO GENO